Hey, galera!

     O nosso team de mentoria preparou mais uma entrevista incrível, dessa vez com o enfermeiro Juan Tavares de Medeiro, que possui bacharel em Enfermagem com habilitação em Biologia pelo Centro Universitário do Planalto Central Aparecido dos Santos (UNICEPLAC). Especialista em enfermagem obstétrica pela SES-DF, ele atualmente é professor e coordenador do curso técnico de enfermagem pela SEE-DF e atua na aréa do pronto socorro do Hospital Regional do Guará (HRGU). 

    Dentre outros, ele nos conta sobre as mudanças na rotina devido a pandemia do COVID-19. Confira:

• De que forma/que mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia do COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações? Biossegurança? 

 

    A pandemia alterou profundamente as rotinas de trabalho da instituição e dos profissionais. O medo da contaminação é gritante e todos os dias trabalhamos com medo, sobretudo pela escassez de EPIs. As rotinas da instituição foram substancialmente alteradas no intuito de identificar os casos suspeitos e correto encaminhamento e a diminuição das chances de transmissão da doença dentro do ambiente hospitalar. Sendo assim, intensificou-se o cuidado, a orientação com a utilização dos EPIs e principalmente a lavagens das mãos. 

 

 

• Tem afetado também sua vida pessoal/familiar? De que forma? Se você quiser, pode discorrer sobre as preocupações envolvidas. 

 

    Em relação ao impacto familiar, a principal preocupação é diminuir o máximo possível as chances de transmissão para familiares. Me comunico com familiares apenas por celular e os encontro em casos EXTREMAMENTE necessários (auxílio para ir ao mercado e comprar remédios). 

 

• Que dica você deixa para nós (estudantes e comunidade em geral) em relação aos cuidados frente ao COVID-19? 

 

    Penso que as instituições de ensino públicas ou privadas têm um papel fundamental no apoio às instituições de saúde, como por exemplo: ações de educação em saúde, desenvolvimento de novas tecnologias contra o COVID-19, auxílio na assistência intra-hospitalar junto aos preceptores e etc. O combate ao COVID-19 não traz apenas repercussões clínicas, mas também prejuízos psicológicos. Saber lidar de forma humana e holística, não apenas com o paciente mas com seu colega de turma ou trabalho é fundamental. Pode parecer clichê, mas a união faz a diferença nesse momento. Fortaleçam a enfermagem com ações integradas e trabalhe em grupo. 




Fiquem ligados no nosso blog para mais Entrevistas Incríveis! Até a próxima!