Olá team!!! Olá visitantes!!! 

Hoje vamos falar sobre uma característica que acreditamos ser importante para mentores. Mas calma lá que no próximo post traremos também uma característica essencial para mentorados.

Bom, como vocês viram no título, ser apaixonado é uma característica importante que acreditamos que todo mentor precisa ter. Se você é mentor e não é apaixonado pelo trabalho que está realizando, o relacionamento de mentoring pode ter sérios riscos de não se consolidar.
 
Mas estamos falando de paixão mesmo? Sim, pequeno gafanhoto! E o que significa ser apaixonado? Isso é algo que somente você poderá determinar. A paixão vem de dentro! É algo que o move a se envolver e se comprometer com uma causa, com algo ou alguém!
 
As experiências pessoais de vida tendem a nos levar a determinadas paixões. Existem pessoas que querem mentorar jovens em situação de risco social, pois viveram uma juventude em um contexto de vulnerabilidades, por exemplo. Em nosso projeto mesmo, muitos mentores se candidatam para oferecer o apoio que não tiveram quando ingressaram na universidade, o que resultou em uma a jornada muito mais árdua e, diante de todos os aprendizados e experiências que vivenciaram, habilitam-se a compartilhá-los com estudantes que estão iniciando a vida acadêmica.
 
Não é à toa que a etimologia da palavra 'mentor' deriva do substantivo "mentos", que significa literalmente intenção, propósito, espírito ou paixão. Sim, uma paixão em escutar e conhecer pessoas com quem você pode se conectar de alguma forma e marcá-las com impressões e aprendizados significativos e duradouros.
 
É uma característica do mentor também escutar a paixão e o propósito, talvez ainda não revelados, do mentorado. Isso não é tão diferente do artista ouvindo e prestando atenção em como uma peça de literatura, arte visual ou performance tomará forma.
O artista trabalha com a materialidade da forma, seja som, movimento, palavra ou imagem, para criar e recriar. O mentor também trabalha com a vida humana cheia de complexidades, paradoxos e encantamentos para “parir” uma investigação mais profunda sobre a vida, em constante processo de criação e recriação.
 
Quer ser um(a) mentor(a) ou já é um(a)?
Pois siga em paixão, ou melhor, na arte apaixonante de escutar o outro para ajudá-lo no desafio de escutar as próprias paixões e propósitos!

Fonte:

Dunn, Tamira. BE P.R.O.U.D: A 5-Step Guide to Becoming an Effective Mentor. Edição do Kindle. Baltimore (MD): Purposely Created Publishing Group; 2015.
 
Snowber, Celeste. The mentor as artist: a poetic exploration of listening, creating, and mentoring. Mentoring & Tutoring: Partnership in Learning 2005;13(3):345-53. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1080/13611260500107424

Imagem de Lubos Houska por Pixabay