Hello peopleeee!

As entrevistas não param :)


    A entrevista da vez foi realizada com a Enfermeira Antonia Gabriela, graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) em 2019.  Atua como Residente em Enfermagem Obstétrica no Hospital Sofia Feldman.

Uauuuu! Vamos conferir o que ela tem para nos contar?

Team Mentoria:
De que forma ou quais mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia da Covid-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações?

Enfermeira Antonia:

    "As mudanças foram diversas e isso vem impactando muito o serviço, as pacientes, acompanhantes, os profissionais e até mesmo a gestão. O uso de máscara se tornou obrigatório, até mesmo para entrar e sair do hospital, luvas, máscara protetora facial e capote, este último é na sua maioria destinado para o setor demandado de casos suspeitos. 

    Os protocolos vêm mudando constantemente, até porque o hospital teve que se adaptar para dar assistência aos casos suspeitos, remanejar equipes, montar fluxogramas entre outras mudanças que precisou do apoio de todos profissionais, inclusive nós residentes.

    Os desafios são gigantes! Dar de cara com a pandemia não é uma tarefa fácil, ser profissional da saúde também não é fácil e ser profissional da saúde na linha de frente da pandemia é mais difícil ainda.

    Vejo diariamente as dificuldades que amigos vem passando, e aqui no hospital onde faço residência não é tão pior porque é materno-infantil, mas ainda assim há muitas dificuldades e mudanças como citei acima.

    Além disso, sinto-me desconfortável com toda essa paramentação, machuca, aperta, atrapalha um pouco para respirar. Mas o pior para mim é a barreira que é construída entre eu e a gestante, impedindo que nos vejamos, que fiquemos mais próximas; isso prejudica o vínculo, que é tão fundamental durante o trabalho de parto e em todo o tempo na assistência a essa mulher."

Team Mentoria:

Como que está a questão da Biossegurança? Os EPI’s necessários estão disponíveis? Conseguem cumprir a demanda de toda a equipe?

Enfermeira Antonia:

    "Os EPI’s em sua grande maioria foram doações. Cada profissional recebeu uma máscara protetora facial, sendo de sua responsabilidade. Por enquanto, não está faltando nada. Agora temos maior disponibilidade de álcool 70% e sabão líquido."

Team Mentoria:

O atual cenário tem afetado sua vida pessoal/familiar? De que forma?

Enfermeira Antonia:

   "Estou morando em outro estado. Não estou tendo vínculo familiar, como já era esperado devido à distância.

    A pandemia não impactou tanto quanto a isso, mas dificultou a minha viagem para ir ver a minha mãe e dela vir até Belo Horizonte também. Fizemos vários planos quanto a isso e tudo foi por água abaixo. A pandemia está se prolongando e com isso criando uma distância maior para eu ver a minha mãe."

Team Mentoria:

Qual a sua visão à respeito da valorização da Enfermagem antes da pandemia e agora, durante a pandemia?

Enfermeira Antonia:

    "Sempre percebi a importância do papel da Enfermagem no cuidado ao ser humano, mas nessa pandemia as pessoas do mundo inteiro trouxeram seus olhares para nós como forma de súplica, de pedir ajuda.

     Mas precisamos de força política também para garantirmos nossos direitos e ter o valor que realmente merecemos. Espero muito que todos esses olhares continuem após a pandemia, mas que seja para nos respeitarem e reconhecerem o real valor que a Enfermagem tem diante da sociedade, assim como toda profissão deve ser respeitada e valorizada."

Team Mentoria:

Que dica vocês podem deixar para os estudantes e também para a comunidade em geral em relação aos cuidados frente a Covid-19? E sobre as Fake News que tanto amedrontam a população?

Enfermeira Antonia:

    "Cuidado galerinha com as informações que vocês compartilham, estejam sempre atentos sobre a fonte dessa informação que estão propagando. Será que é confiável? Essa notícia é verdadeira? Se pergunte antes de compartilhar qualquer coisa, pesquise, estude! Nada de compartilhar boatos que dizem por aí."


Esperamos que tenham gostado dessa entrevista incrível!

Sucessoooooo Antonia :)


Créditos à mentorada Bianca Evellyn pela entrevista.