Hello peopleeeee!

   Seguimos com as nossas entrevistas :)



    A nossa entrevistada da vez é a Enfermeira Creuza Gomes Ferreira Neta, graduada em Enfermagem pela Universidade de Brasília - 2019. Atua como Enfermeira Residente da Atenção Básica na Unidade de Básica de Saúde nº 05 de Taguatinga.

Vamos conferir o que ela tem para nos contar?

Team Mentoria:
De que forma ou quais mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia da COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações?

Enfermeira Creuza:

    "Devido o atual cenário ocorreram mudanças no fluxo de atendimento dos pacientes. A UBS foi dividida em dois ambientes, sendo um deles direcionado apenas para o atendimento de pessoas com sintomas respiratórios. As consultas de rotina foram canceladas para evitar uma grande quantidade de pessoas circulando dentro da unidade, sendo mantidas as consultas de Pré-natal, renovação de receita, primeira consulta de Crescimento e desenvolvimento, curativos, vacinas, casos de tuberculose e hanseníase, e demandas espontâneas (urgência). O atendimento dos sintomáticos respiratórios é realizado por um enfermeiro e um médico conforme a escala, com os EPI’s adequados (máscara cirúrgica, capote, óculos de proteção ou protetor facial) e são utilizados os protocolos do Ministério da Saúde. Todos os dias a sala destinada para esses atendimentos passa por uma limpeza terminal. Nas demais consultas os profissionais utilizam máscara cirúrgica e touca de cabelo, além disso a maioria dos profissionais tem optado pelo uso de roupa privativa. 

    Uma das principais preocupações é o medo de se infectar e levar a doença para casa, então os cuidados com a higiene das mãos e a maneira correta de retirar os EPI’s estão redobrados. 

    Um dos principais desafios é manter a saúde mental e é educar a população sobre sair de casa  e ir na UBS somente quando necessário,  o uso correto das máscaras e a higiene das mãos como principais medidas para evitar a infecção por COVID."


Team Mentoria:

Como que está a questão da Biossegurança? Os EPI’s necessários estão disponíveis? Conseguem cumprir a demanda de toda a equipe?


Enfermeira Creuza:

    "Os EPI’s estão disponíveis, entretanto cada profissional recebe apenas uma máscara cirúrgica por período (uma para a manhã e outra para a tarde) e uma touca para o dia, devido a quantidade de profissionais e EPI’s à disposição, mesmo não sendo o ideal. Todos os profissionais receberam óculos de proteção e sempre temos luvas. Há álcool gel disponível nos corredores da unidade, mas o álcool líquido muitas vezes vem em pouca quantidade, dessa forma, a solução que a equipe da farmácia encontrou é distribuir certa quantidade por dia para cada equipe. Ocorre esporadicamente alguns problemas pontuais, como a falta de papel para secar as mãos."


Team Mentoria:

O atual cenário tem afetado sua vida pessoal/familiar? De que forma?


Enfermeira Creuza:

    "Sim. Por ser uma profissional da área da saúde me sinto responsável em evitar o contágio das pessoas ao meu redor e sempre há o medo de estar infectada pela COVID e de estar disseminando a doença, então vivo diariamente essa tensão. Como uma medida para proteger minha família tenho optado por utilizar roupa privativa na UBS e quando vou para casa troco de roupa. Quando chego em casa retiro os sapatos na porta, coloco as roupas para lavar e vou direto tomar banho."


Team Mentoria:

Qual a sua visão à respeito da valorização da Enfermagem antes da pandemia e agora, durante a pandemia?


Enfermeira Creuza:

    "Vivemos uma cultura em que a sociedade ainda pouco reconhece a importância do trabalho dos profissionais de enfermagem. Antes mesmo de começar a pandemia 2020 já estava definido como o ano internacional da enfermagem pela OMS. Mas foi diante da pandemia que o enfermeiro se destacou por ser um dos profissionais que está atuando na linha de frente e assim o reconhecimento e a valorização dos enfermeiros ganhou impulso quando a sociedade percebeu o quanto nosso trabalho é importante. Ainda há um longo caminho pela frente para que entendam que somos nós que estamos 24 horas ao lado do paciente prestando a melhor assistência baseada em evidências científicas e que os cuidados são pautados na integralidade de acordo com a necessidade de cada paciente, seja física, social ou mental. Hoje mais do que nunca, nesse cenário que estamos vivendo, é um momento de lutar mais ainda pela nossa valorização e respeito, para termos um piso salarial e uma jornada de trabalho digna."


Team Mentoria:

Que dica vocês podem deixar para os estudantes e também para a comunidade em geral em relação aos cuidados frente a Covid-19? E sobre as Fake News que tanto amedrontam a população?


Enfermeira Creuza:

    "Os principais cuidados frente ao Covid-19 é sair de casa somente quando necessário, quando precisar sair ter disponível álcool para realizar a antissepsia das mãos por pelo menos 20 segundos e sempre que puder lavar as mãos com água e sabão por pelo menos 40 segundos, evitar tocar o rosto. Além disso, utilizar máscara, retirar da maneira correta e guardar de maneira adequada (caso a máscara seja de tecido).

Em relação às fake news o ideal é buscar as informações em fontes confiáveis, como o site do Ministério da Saúde, da Secretaria de Saúde e artigos por exemplo. E antes de passar qualquer informação a diante buscar saber a veracidade." 


Créditos à mentorada Bianca Evellyn pela entrevista.



Espero que tenham gostado da entrevista!
Sucessooo Creuza :)