Olá pessoal, tudo bem?

    Obaaa! As nossas entrevistas voltaram! 


    
    A nossa entrevistada é a Enfermeira Ravena Maria Ribeiro Moura, graduada em Enfermagem pela Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS/DF) - 2019. Atua como Enfermeira Residente da Equipe Branca (Qd 10 e 14) na Unidade Básica de Saúde nº 01 do Paranoá.

Vamos conferir o que ela tem para nos contar?

Team Mentoria:

De que forma ou quais mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia da COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações?


Enfermeira Ravena:

    "Muitas mudanças ocorreram, como por exemplo o uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual (a maior parte dos profissionais não usavam), o distanciamento social e o atendimento específico fora da unidade para sintomático respiratórios. Com a pandemia, foi designada uma área fora da UBS para atendimento de pacientes com algum sintoma da síndrome gripal, cada equipe está escalada em um dia e horário da semana. Essa nova tarefa gerou muito medo e insegurança para nós profissionais, mas eu entendo a importância de se fazer isso. Os protocolos estão cada vez mais confusos, não tivemos treinamento de equipe para coleta de swab, manejo clínico e terapêutico dos pacientes com síndrome gripal. Todos os dias saem novas atualizações e condutas frente a COVID-19, o que dificulta muito a decisão das ações a serem tomadas.

    Todo dia é um desafio para nós profissionais da saúde. Não sabemos o que está por vir, temos medos e preocupações constantes. Muitos moram com a família e se sentem mal por isso, muitos têm filhos e não estão podendo ter contato próximo com eles. E isso tudo acaba gerando ansiedade e o sentimento de angústia."


Team Mentoria:
Como que está a questão da Biossegurança? Os EPI’s necessários estão disponíveis? Conseguem cumprir a demanda de toda a equipe?

Enfermeira Ravena:
    "Desde que a pandemia começou os profissionais tem adotado cada vez mais o uso rotineiro dos equipamentos de proteção individual, mas sabemos que sempre há exceções. Os EPIS são contados por profissional de saúde, como por exemplo: temos direito a duas máscaras cirúrgicas descartáveis por dia; o uso do capote está restrito pro pessoal da vacina e quem está nos sintomáticos respiratórios; luvas e álcool estão sempre disponíveis; a máscara protetora facial (face shield) foram doadas por alguma entidade e cada funcionário recebeu uma. 

Apesar de termos em nossa unidade todos esses recursos, é importante reconhecer que todos os profissionais de saúde deveriam ter acesso a todos esses materiais, visto que estamos em contato direto com a população."


Team Mentoria:

O atual cenário tem afetado sua vida pessoal/familiar? De que forma?


Enfermeira Ravena:

    "Sim, infelizmente estou me sentindo mais sozinha e entediada. Não posso visitar meus familiares como antes, e isso está me deixando bem pra baixo. As reuniões de família/amigos e comemorações também fazem muita falta no meu dia-a-dia.

    Mas sou capaz de entender perfeitamente que isso é apenas uma fase e que vai passar. É difícil se isolar dos demais, mas é realmente necessário."


Team Mentoria:

Qual a sua visão à respeito da valorização da Enfermagem antes da pandemia e agora, durante a pandemia?


Enfermeira Ravena:

    "Sempre fomos vistos como “auxiliares dos médicos” e acho que mesmo diante dessa pandemia essa ideia não muda. A Enfermagem ainda precisa de muitas mudanças para se tornar valorizada, mudanças tanto na cultura popular como na formação acadêmica. Esse processo está em construção e requer tempo. 

    Sem dúvidas após esse cenário de pandemia, nós ganhamos maior visibilidade na comunidade. É de suma importância que a população reconheça o valor do nosso trabalho, e entender também que não somos heróis, que nós temos famílias, estamos sujeitos a adquirir o vírus também."


Team Mentoria:

Que dica vocês podem deixar para os estudantes e também para a comunidade em geral em relação aos cuidados frente a Covid-19? E sobre as Fake News que tanto amedrontam a população?


Enfermeira Ravena:

    "Para os estudantes eu diria que estudar a importância dos EPIS, o uso e descarte adequado de cada material. Além de se apropriar das doenças respiratórias e suas etiologias, manifestações clínicas e cuidados de enfermagem. Isso é fundamental para qualquer ação no serviço de saúde pública frente a COVID-19. É interessante também que o estudante saiba diferenciar as patologias respiratórias e achados clínicos. 

    Para a comunidade em geral seriam as orientações que já estão sendo disseminadas. O uso obrigatório de máscaras, distanciamento social, evitar aglomerações, lavagem das mãos, entre outros. Muito cuidado com o que se vê na internet, buscar sempre fontes de pesquisa confiáveis e não repassar informações de caráter mentiroso."


Créditos à mentorada Bianca Evellyn pela entrevista.


Esperamos que tenham gostado da entrevista! Fiquem atentos que em breve teremos mais :)


Sucessooooooo Ravena!