Olá pessoal, tudo bem?

As entrevistas continuam! Dessa vez, nossa entrevistada é a Enfermeira Daniela, graduada em Enfermagem pelo Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO) em 2019. Atualmente é Residente na Atenção Básica pela Fundação Oswaldo Cruz de Brasília-DF, na Unidade de Saúde 01 da Estrutural – Estratégia Saúde da Família.

Vamos conferir o que ela tem para nos contar? :)


Team Mentoria:

D​e que forma ou quais mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia da COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações?


Enfermeira Daniela:

"Desde que iniciou a residência, foram várias as mudanças no cenário. Todos esses acontecimentos foram um choque para mim como residente recém inserida no mercado de trabalho. O foco lá agora não é tanto com as consultas de rotina, mas principalmente com o fluxo dos sintomáticos respiratórios e pessoas com sintomas gripais para assim fazermos a correta triagem destes que chegam na unidade - ainda mais considerando a campanha de vacinação, já que ali é a porta de entrada de todo um sistema de saúde.

Essa triagem de pacientes considero um papel muito fundamental, pois erros e falta de responsabilidade neste processo colocam vidas em risco, tanto vidas do nosso meio interno quanto do meio externo (pacientes). O

Os desafios começaram desde que tivemos que nos preparar de modo preventivo para o recebimento de possíveis casos de COVID-19. Fomos prevendo e tentando nos organizar antecipadamente, separando salas para o atendimento dos sintomáticos, organizando escalas, separando materiais, estudando o os protocolos e normas técnicas, que por sinal mudavam com uma frequência grande e de forma rápida, o que até hoje tem sido nosso maior desafio: acompanhar as atualizações que a PANDEMIA do COVID-19 demanda em nosso meio profissional em relação ao correto atendimento, diagnóstico e manejo destes pacientes. 

Acho que nossa maior preocupação no momento é de continuar fazendo uma adequada triagem dos pacientes que chegam na unidade para que pacientes sintomáticos não se misturem com os demais, evitando assim propagação de infectados, além de garantir o monitoramento dos pacientes com COVID em isolamento domiciliar via telefone."


Team Mentoria:

Como que está a questão da Biossegurança? Os EPI’s necessários estão disponíveis? Conseguem suprir a demanda de toda a equipe?


Enfermeira Daniela:

"Sim. Os EPI’S estão sendo disponibilizados, porém a preocupação é sempre com a quantidade. Temos todos os materiais, porém fica a incógnita: se todos os profissionais do posto realizassem mais trocas de máscaras, capote e demais EPI’s, considerando a umidade, sujidade e contaminação destes, teria EPI para todo mundo? 

Ainda vejo que muitos profissionais acabam utilizando a máscara cirúrgica por mais tempo do que deveria. Outra coisa é a polêmica de quais EPI’s devem ser utilizados pelos profissionais que ficam na porta da UBS, onde não deve ser feito contato direto com o paciente. Recomenda-se manter distanciamento, fazer uma anamnese sucinta, sem grandes detalhes de SSVV e exame físico, já que serão avaliados melhor pelo profissional que irá atendê-lo na sala apropriada. No mais, EPI’s tem sido garantido, porém tem que ser reforçado e alinhado melhor quais EPI’s para cada situação, seu correto uso e também a desparamentação."


Team Mentoria:

O atual cenário tem afetado sua vida pessoal/familiar? De que forma?


Enfermeira Daniela:

"Infelizmente sim, a maioria dos meus familiares não são de Brasília. Desde quando vim para a residência no início do ano não vi mais meus pais que moram em uma cidade do interior de Goiás. 

E aqui em Brasília tive que me afastar de amigos, parentes e conhecidos, principalmente depois de tanto aumento de casos em Brasília e o aparecimento de confirmados na Estrutural. 

Sinto que a saudade dos familiares só aumenta, mas me preocupo com eles; tento conscientizar meus pais de que essa separação é necessária, é cuidado, uma forma também de amar, mesmo de longe.  

A preocupação quando chego em casa é um fardo enorme, pois tenho medo de levar contaminação para as pessoas que moram comigo, ter sempre que chegar separando as coisas em locais apropriados, higienizar objetos e maçanetas, ir para o banho antes de qualquer coisa..."


Team Mentoria:

Mediante esses acontecimentos, em algum momento você sentiu vontade de “desistir” ou até mesmo de abandonar a profissão? Se sim, explique o porquê.


Enfermeira Daniela:

"Não. De desistir não! Pois estou no começo da carreira profissional. Tudo é  uma novidade, tem muito ainda a ser percorrido! 

Foi um misto de sentimentos quando iniciei a residência esse ano: felicidade, mas ao mesmo tempo o medo após iniciar todo esse processo de pandemia com os desafios que implicam e o medo de me contaminar."


Team Mentoria:

Qual sua visão à respeito da valorização da Enfermagem antes da pandemia e agora, durante a pandemia?


Enfermeira Daniela:

"Antes da pandemia o cenário de valorização estava péssimo, o não reconhecimento dos profissionais de enfermagem, aquela visão arcaica de que “enfermeiro é secretário de médico”, salários absurdamente vergonhosos por muitos estados do nosso Brasil, exaustiva carga de trabalho... 

Por enquanto vejo uma incoerência: reconhecimento de nós como heróis, mas com o estigma “fique longe de nós”. A população e até familiares andam com medo dos profissionais de saúde neste atual momento por sempre pensarem em nós como pessoas possivelmente contaminadas. 

Com a pandemia fomos promovidos a “heróis” “anjos” às “palmas”... Teve “panelaço pelos profissionais” o que deu maior visibilidade à nossa profissão. Tudo isso porque viram como nosso serviço é fundamental, como somos uma profissão de risco com inúmeras insalubridades, e que infelizmente muitos profissionais já morreram devido à COVID-19. 

Mas queremos que a população entenda que não é só em pandemias e epidemias que estamos ali a frente do cuidado, é sempre, a enfermagem agrega muitos riscos juntos, e estamos ali diariamente, desde o nascer de um cidadão até seu último suspiro, honrando um compromisso com a vida e o nosso juramento. É por isso que cobramos condições mais dignas de trabalho, respeito e valorização. 

A enfermagem está doente com tanta desvalorização; pessoas inocentes já pagaram com a própria vida essa sobrecarga do trabalho exaustivo em plantões. Espero mesmo que muita coisa melhore para nossa categoria após essa pandemia!"


Team Mentoria:

Qual a sua opinião sobre as Fakes News?


Enfermeira Daniela:

"Para mim isso se resume em uma única palavra: irresponsabilidade. Tanto de quem cria, quanto de quem compartilha sem conferir a veracidade da informação, pois fake news trazem consigo consequências negativas e riscos.  

Vejo pessoas inocentes acreditando em muita coisa que recebem virtualmente pelos celulares. Infelizmente vejo que familiares meus também são bombardeados com falsas informações, recados absurdos ás vezes contra tudo o que o Ministério da Saúde tem levado dias para construir positivamente e culturalmente entre a população."


Team Mentoria:

Que dica você pode deixar para os estudantes e também para a comunidade em geral em relação aos cuidados frente a Covid-19?


Enfermeira Daniela:

"Para os estudantes indico sempre se manterem atualizados para saberem atender e manejar adequadamente os pacientes com COVID-19 por meio de protocolos – um grande desafio, já que estão em constantes mudanças. Estudem também tudo relacionado à biossegurança, pois a nossa proteção deve estar em primeiro lugar. 

À comunidade indico aos que puderem: fiquem em casa, respeitem o isolamento social, protejam os mais vulneráveis e frágeis a tudo isso; sejam mais solidários uns com os outros, lavem as mãos constantemente, pois este é o melhor método de prevenir, além do uso das máscaras. 

E só procurem atendimento de saúde para casos realmente necessários e se vierem a sentir sintomas respiratórios, pois infelizmente ainda percebo grande procura por coisas desnecessárias e pessoas se expondo facilmente a riscos de contaminação."


Créditos à mentorada Bianca Evellyn pela entrevista :)


Esperamos que tenham gostado da entrevista!!! Em breve, teremos maaais :)

Sucessoooo Daniela!