Olá pessoas lindas, tudo bem?

    Temos mais uma entrevista bem legal! Yeaaah :)

A nossa entrevista foi realizada com a Enfermeira Maria Aparecida Araújo Almeida Sousa, mais conhecida como "Cida" por seus colegas. Graduada em Enfermagem desde 2013 pela Faculdade Anhanguera. Atualmente trabalha no Pronto Socorro do Hospital Santa Rita de Cássia no município de Planaltina de Goiás.

Vamos conferir essa entrevista que eu (Bianca Evellyn) junto com o Team preparamos com carinho para vocês! :)


Team Mentoria:
De que forma ou quais mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia da COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações?


Enfermeira Maria:
"A demanda foi reduzida por conta da diminuição do fluxo de pacientes, novos protocolos foram adotados mediante o risco de contágio da COVID-19. Foi criada uma área específica para o recebimento destes pacientes, o maior desafio está sendo a não contaminação de profissionais de saúde, logo, todos aumentaram os cuidados individuais."


Team Mentoria:
Como que está a questão da Biossegurança? Os EPI’s necessários estão disponíveis? Conseguem cumprir a demanda de toda a equipe?


Enfermeira Maria:
"Não está boa, faltam equipamentos de proteção individual para todos, os membros da equipe selecionam a cada plantão, para realizar os atendimento com os pacientes."


Team Mentoria:
O atual cenário tem afetado sua vida pessoal/familiar? De que forma?


Enfermeira Maria:
"Sim, a preocupação de autocontaminação e contaminar algum familiar é constante, tenho evitado visitar parentes e ficar de quarentena quando não estou de plantão."


Team Mentoria:
Qual a sua visão à respeito da valorização da Enfermagem antes da pandemia e agora, durante a pandemia?


Enfermeira Maria:
"Continua da mesma forma na questão financeira, por outro lado o reconhecimento pessoal tem aumentado significativamente. Porém, o preconceito da população tem aumentado devido os profissionais estarem lidando diretamente com a Covid-19."


Team Mentoria:
Que dica vocês podem deixar para os estudantes e também para a comunidade em geral em relação aos cuidados frente a Covid-19? E sobre as Fake News que tanto amedrontam a população?


Enfermeira Maria:
"Prevenção! Minha dica é o cumprimento dos protocolos das unidades de saúde que por ventura os estudantes irão estagiar. Não achar que é autoimune, pois a contaminação é um risco real para todos nós.
E sobre as Fake News, pesquisem em fontes confiáveis, leiam mais para que não acreditem em tudo se ouve ou que se lê." 


Sucesso Maria!!!

Esperamos que tenham gostado! Acompanhem o nosso blog, em breve postaremos mais entrevistas :)