Helloooooo pessoas, tudo bem?

Seguimos com as nossas entrevistas! O nosso entrevistado foi o Enfermeiro Fábio Alves de Aguiar, graduado em Enfermagem pelo Centro Universitário Euro Americano (UNIEURO) - 2011. Realiza suas atividades na Unidade Básica de Saúde (UBS) 20 de Planaltina DF e no Pronto Socorro do Hospital Regional de Planaltina DF.

Confira a entrevista que eu (Bianca Evellyn) junto com o Team preparamos exclusivamente para vocês :)


Team Mentoria:

De que forma/que mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia do COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações? Biossegurança?


Enfermeiro Fábio:

"Tivemos que montar um fluxo de entrada e saída na UBS e HRPL com higienização corporal (banho) na chegada e saída dos locais de trabalho e no domicílio.

Priorizou-se o atendimento de Pré Natal e CD, dengue e outras emergências, em detrimento dos demais atendimento de rotina. Além disso, tem surgido semanalmente novos planos de contingência e notas técnicas e a criação de fluxos internos de atendimento, pautados na evolução da pandemia.

O principal desafio tangencia as novidades diárias quanto ao enfrentamento da pandemia, muita circulação de informações não dignas de nota, que tem gerado pânico nos profissionais e usuários. As preocupações mais frequentes são quanto aos EPI's adequados, que tememos pela falta. Muitos EPI's foram custeados pelos próprios profissionais de saúde e também com ajuda da comunidade." 


Team Mentoria:

• Tem afetado também sua vida pessoal/familiar? De que forma? Se você quiser, pode discorrer sobre as preocupações envolvidas.


Enfermeiro Fábio:

"Frequentemente tenho atendido casos suspeitos e outros confirmados, logo precisamos fazer um isolamento pessoal por uns 2 ou 3 dias dos nossos familiares. Apesar dos meus familiares de casa não terem comorbidades relevantes, há sempre uma preocupação quanto à possibilidade de agravos dentro das excepcionalidades.

A troca do Ministro da saúde nos deixou bastante apreensivos quanto aos projetos já iniciados e à aquisição de EPI's, pois tememos pela abertura das atividades econômicas e consequentemente uma elevação absurda dos casos graves, onde também irá faltar leitos de UTI e EPI's, e infelizmente teremos que fazer escolhas que não gostaríamos. Ressaltamos que até o momento não tem nos faltado os EPI's adequados para as atividades realizadas."


Team Mentoria:

• Que dica você deixa para nós (estudantes e comunidade em geral) em relação aos cuidados frente ao COVID-19?  


Enfermeiro Fábio:

"Estudem bastante as notas técnicas, microbiologia, fisiologia, patologia e os planos de contingência, pois percebe-se pânico nos profissionais muitas vezes por carências desses conhecimentos. Não temam vir para a linha de frente conosco, apenas estejam preparados tecnicamente, psicologicamente e munidos de EPI's. O mundo e principalmente o Sistema de Saúde terá uma nova conformação após essa pandemia."



Esperamos que tenham gostado da entrevista! Fiquem ligados que logo teremos mais entrevistas com Enfermeiros e Enfermeiras Incríveis :)