Hello people!

Voltamos com mais uma entrevista! Yeeees :)

Eu (Bianca Evellyn), Lygia Marina e todo nosso Team preparamos uma entrevista com esse Enfermeiro diretamente de Porto Alegre. Giuliano Mello Zarpelon, graduado em Enfermagem pela Universidade La Salle de Canoas no Rio Grande do Sul - 2019. Atualmente trabalha em Porto Alegre como Residente em Saúde Mental no CAPS AD e na Equipe de Saúde Mental.

Que tal conferir o que ele tem para nos contar? Vamos lá?


Team Mentoria:

• De que forma/que mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia do COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações? Biossegurança?


Enfermeiro Giuliano:

"Nos locais onde trabalho o maior desafio se dá em como organizar nossa equipe para discussões de casos e como realizar os grupos de atividades com os pacientes, ambas questões implicarem em aglomeração.

As equipes decidiram fazer rodízio de profissionais no campo de trabalho e dispensar os grupos de atividades a fim de proteger os usuários do serviço. Como Residentes, no momento estamos realizando trabalhos à distância, produzindo materiais informativos e participando de reuniões online; desta maneira conseguimos colaborar com orientações e também ficamos sabendo sobre a demanda e necessidade dos serviços.

Minha maior preocupação é como estes pacientes irão continuar seus tratamentos, pois isso é tudo que eles têm. No campo de Equipe de Saúde Mental faço também parte do programa de Geração de Renda, para estes usuários aquilo é o que os motiva, e neste momento, é necessário que estejam afastados por questões de segurança. Estas são preocupações que me cercam, como eles vão estar?

E sobre a segurança, até o momento que comecei a trabalhar à distância, os EPIs como máscaras e luvas já haviam começado a ser usados."


Team Mentoria:

• Tem afetado também sua vida pessoal/familiar? De que forma? Se você quiser, pode discorrer sobre as preocupações envolvidas.


Enfermeiro Giuliano:

"Sim! É de extrema preocupação para mim, pois vivo com meus pais e avós, então desde sempre os oriento sobre os cuidados a serem tomados. Meu meio de locomoção é o  transporte público, então estou com muito receio de contaminar minha família. Mesmo estando neste momento trabalhando à distância, vejo que os desafios são diários para manter os parentes em casa e de maneira segura."


Team Mentoria:

• Que dica você deixa para nós (estudantes e comunidade em geral) em relação aos cuidados frente ao COVID-19?


Enfermeiro Giuliano:

"Tenham a ciência que podemos ajudar os outros nas mínimas ações, por exemplo: ensinando a lavagem correta das mãos, os momentos de necessidade do álcool gel, o uso indispensável de EPIs ao sair para a rua, por exemplo: máscaras e luvas, como lavar embalagens e alimentos quando chegarem em sua residência.

E sempre estar retomando a questão da saúde mental de cada um, oferecer um espaço de conversa, por meio de ligações, chamadas de vídeo, de texto, isso faz toda diferença na vida de alguém.

Tirem um tempo para si! Dentro de nossos lares podemos produzir momentos que nos tragam alegria, como ver um filme que gostamos, ler um texto, ouvir músicas, cozinhar, não precisamos sair neste momento para oferecer atividades que promovam a qualidade de vida para nós.

E em especial para os estudantes, os desafios são constantes em nossa profissão, talvez muitos de nós não são aptos a estarem em campo de prática, mas podemos produzir a Enfermagem de muitas maneiras, assim como falei das orientações, e vendo este projeto de vocês, é algo que me motiva. Nós como profissionais da Enfermagem sempre podemos mais, tenham noção disso e não se cobrem, mas sim se apóiem, estejam em coletivo que poderemos avançar juntos, não só no combate do COVID-19 mas sim, no dia a dia da Enfermagem."

Que legal a entrevista do Giuliano, né? Esperamos que tenham gostado! Em breve teremos mais entrevistas com  Enfermeiros (as) Incríveis :)