Helloooooo guys!

As nossas entrevistas não paraaaam! 

A nossa Mentorada Luiza Pacífico junto com o Team, prepararam uma entrevista bem legal com a Enfermeira Morgana de Sousa Ribeiro Rodrigues, graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) - 2015. Atualmente trabalha na Sala Vermelha do Pronto Socorro no Hospital Santa Lúcia Norte.

Uauuuu, ficou curioso, né? Vamos conferir logo abaixo:

Team Mentoria:

 Morgana, como é sua rotina de trabalho normalmente?

Enfermeira Morgana:

"Bom, lá nós atendemos todas as especialidades médicas, os pacientes que dão entrada pelo pronto-socorro e os que são transferidos, desde baixa à alta complexidade. Fazemos a admissão, incluindo a Sistematização da Assistência de Enfermagem e somos responsáveis pela assistência direta dos pacientes graves.

Ainda coordenamos a equipe técnica. Os plantões são de 12 horas, mas às vezes fazemos 24 horas."

Team Mentoria:

De que forma/que mudanças estão ocorrendo no dia a dia do seu local de trabalho desde que iniciou a atual pandemia do COVID-19? Novas demandas? Novos protocolos? Desafios? Preocupações? Biossegurança?

Enfermeira Morgana:

"Inicialmente as mudanças foram leves, começaram por oferecer máscaras cirúrgicas aos pacientes com sintomas gripais, depois que a gravidade da situação foi de fato exposta todo o hospital mudou muito!

A semi-uti que tínhamos foi fechada exclusivamente para pacientes com casos suspeitos e os confirmados! Foram instalados protocolos de assistência específicos para esses pacientes baseados nas diretrizes do Ministério da Saúde e dos Órgãos Internacionais de saúde. Os desafios são muitos até hoje, principalmente porque sabemos tão pouco sobre o vírus e a doença em si!

Por ser tudo tão novo, todo mundo ficou muito assustado no início. A falta de EPIs adequados, do meu ponto de vista,vem sendo o maior desafio! Vemos nos países europeus como os profissionais da saúde têm trabalhado, toda a paramentação que usam e nós aqui mal estávamos tendo máscaras cirúrgicas.

Acho que a maior preocupação de todos nós que estamos na assistência  não chega nem a sermos contaminados, acho que o preocupante mesmo é acabarmos contaminado nossos familiares porque, querendo ou não, quem trabalha na assistência tem mais resistência do que quem não está nos hospitais."

Team Mentoria:

Você acha que algum profissional, no seu trabalho, corre algum risco de se contaminar com esse vírus? Ou os protocolos estão sendo bem executados?

Enfermeira Morgana:

"Infelizmente sim! Os protocolos são bem elaborados, mas não acredito que serão sempre bem executados porque existem os pacientes 'assintomáticos',  que faz com que muitos de nós baixem a guarda"

Team Mentoria:

Então tem afetado também sua vida pessoal/familiar, certo? De que forma? Se você quiser, pode discorrer sobre as preocupações envolvidas.

Enfermeira Morgana:

"Sim, bastante! Tenho que me policiar o tempo inteiro! Não beijo mais meu marido antes de tomar um banho e lavar os cabelos! Tenho que tirar as roupas antes de entrar em casa! Se por algum motivo eu espirro ou apresento qualquer tosse que seja, já não durmo mais junto com ele e nem chego perto por pelo menos uns 4 dias!

Limpo a casa quase o tempo todo, fora que não podemos ver nossas famílias. O isolamento é necessário, mas é bem dolorido. E ainda tem as mortes... Saber que os nossos pacientes estão morrendo é bem massacrante! Morrem de um plantão pro outro. As famílias deles nem podem se despedir! Na maioria das vezes somos as últimas pessoas que eles vêem. Fazemos de tudo para garantir a recuperação dos pacientes, mas essa doença é tão cruel que não nos deixa tempo para fazer mais."

Team Mentoria:

Realmente é muito difícil toda essa situação, mas é passageira. Que dica você deixa para nós (estudantes e comunidade em geral) em relação aos cuidados frente ao COVID-19?

Enfermeira Morgana:

"Lavem as mãos, sempre, à todo tempo! Fiquem em casa e respeitem as orientações do Ministério da Saúde!

Olhem para os que precisam porque a gente pode não sofrer, mas sempre tem alguém que vai! Todos somos importantes para alguém, acho que o lado bom (se é que isso existe) é que podemos deixar de enxergar só o nosso umbigo e ver que todos nós vivemos nesse mundo conectado, o que afeta um, afeta a todos!"

Team Mentoria:

Em nome do team Mentoria, muito obrigada Morgana por seu tempo e suas dicas! Tenho certeza que são de extrema importância. Boa sorte nesses dias tão difíceis!!

Enfermeira Morgana:

"Eu que agradeço! Precisando estou a disposição! Temos que nos ajudar! Unidos somos mais fortes!" 


Esperamos que tenham gostado! Fiquem ligados que em breve teremos mais entrevistas :)